Estúdio Livre

O Estúdio Livre é um espaço onde indicamos e disponibilizamos Softwares Livres para edição, gravação, conversão e tratamento de fotos, áudio e vídeo.
Os programas indicados nesta página são gratuitos e de extrema confiabilidade.
Para fazer o download basta clicar nos links abaixo ou nas imagens dos programas. Você será direcionado a uma página de download.


Programas disponíveis para Download: (Plataforma Windows XP/Vista/7)




Gimp

Há inúmeros softwares para o tratamento e edição de imagens profissionais. No entanto, a maioria deles são pagos e geralmente muito caros.
Para a felicidade dos usuários foi desenvolvido o The Gimp, um poderoso e avançado editor de imagens, assim como o Adobe Photoshop, porém de código aberto e totalmente gratuito.
O The Gimp foi criado originalmente para o Linux, mas agora ganhou uma versão para Windows. Embora seja grátis, ele não fica devendo nada aos programas mais famosos da categoria: são milhares de recursos, entre filtros e efeitos — capazes de fazer mágica com quaisquer imagens. Além da grande quantidade de ferramentas, o programa oferece um conjunto de scripts que permitem aumentar os efeitos indeterminadamente, dando mais liberdade ao usuário.




Super

SUPER 2011 é a nova versão do conversor de vídeo mais completo do mercado. Seu nome é um acrônimo para “Simplified Universal Player Encoder and Renderizer”, traduzindo, reprodutor, conversor e renderizador universal simplificado.

Apesar de parecer estranho, o programa é sim tudo isso que diz ser em seu nome. Ele é um dos conversores mais populares da internet justamente por possuir uma série de recursos e permitir a configuração completa de um arquivo de áudio ou vídeo convertido.
imagem





DVD Decrypter

O DVD Decrypter é um aplicativo capaz de copiar os conteúdos de DVDs e criar imagens para que você tenha uma cópia de segurança desses discos. O programa consegue criar uma imagem para qualquer tipo de DVD e também gravá-la. É importante para que você mantenha uma cópia de segurança dos seus DVDs originais, por exemplo.
As imagens criadas podem ser visualizadas com programas como PowerDVD e WinDVD, por exemplo. Também é possível criar imagens menores, retirando extras indesejados como trailers.
Com o gravador do DVD Decrypter, você pode criar DVDs e assisti-los em seu aparelho convencional compatível com diversos formatos (DVD-R, DVD-RW, DVD+R, DVD+RW, DVD+R DL e DVD-RAM). Se você não possui gravador de DVDs, isso não o impede de curtir um filme, pois o DVD Decrypter também grava vídeos em CDs comuns nos formatos VCD, SVCD e DivX.




DVD Shrink

Sua coleção de DVD se deteriora normalmente com a utilização. O DVD Shrink é uma ótima opção para que você faça cópias dos seus discos, retire legendas e idiomas dublados que você não usa e faça edições, cortando pedaços do vídeo e inserindo outros que estejam gravados no seu disco rígido.

É possível ainda fazer uma cópia completa, com toda a estrutura do DVD, para dentro do HD, e gravar uma imagem ISO para que você utilize posteriormente com um software de gravação. Além disso, você pode compactar o filme para que ele caiba em mídias com menos espaços, como um CD normal, por exemplo. Existem dois modos básicos de uso do DVD Shrink: Full Disc e Re-author.






PhotoScape

O Photoscape é um dos programas mais populares para editar fotos, criar montagens ou renomear arquivos em lote. Uma excelente alternativa grátis ao Photoshop.

Você viaja e tira uma infinidade de fotos dos lugares que visita. O Photoscape traz dezenas de ferramentas para melhorar as imagens e tirar o máximo proveito delas, mesmo sem ser especialista.

A lista de funções do Photoscape é grande:

- edição de imagens (individual ou em lote)
- conversor de formato
- otimização de imagens
- capturador de tela
- gerenciador de impressão
- ferramenta para criar GIFs animados




Blender

Profissionais que editam 3D sempre tiveram uma grande dor de cabeça: o custo dos softwares. Preços astronômicos acabavam por impedir até mesmo que estudantes pudessem desenvolver suas habilidades em casa sem contar com uma ferramenta de qualidade.
Porém, esse quadro começa a mudar. Blender é um modelador 3D gratuito, de código aberto, que tem tantas funcionalidades quanto os grandes concorrentes pagos, oferecendo assim uma alternativa de custo zero tanto para empresas quanto para usuários caseiros.
A interface do programa difere um pouco em relação à grande maioria de softwares do gênero, o que pode acarretar uma dificuldade inicial de aprendizado por parte do usuário, porém, caso você fale inglês, basta acessar os tutoriais do site oficial, clicando aqui.