segunda-feira

Conferência Estadual "Cultura para o Rio Grande Crescer"


Aconteceu nos dias 29 e 30 de abril de 2011, na cidade de Santa Maria/RS, a Conferência Estadual "Cultura Para o Rio Grande Crescer".
A atividade reuniu, nas dependências da Escola Marista, cerca de 600 participantes, dentre produtores e ativistas culturais, representantes de espaços governamentais para gestão de cultura e agentes comunitários fomentadores das culturas regionais e populares.
A proposta básica é estar em consonância com as políticas culturais em âmbito nacional.
A conferência pretende avançar na implementação do Sistema Estadual de Cultura, na composição de colegiados dos diferentes setores e na elaboração do Plano Estadual de Cultura.
João Roberto Peixe, coordenador do Sistema Nacional de Cultura (MinC), fala sobre a metodologia implementada para a efetivação de um aparelho cultural consistente na integração de municípios, estados e União, com base em uma visão sistêmica:(confira o vídeo -->)
----




O formato da conferência propiciou relatoria de colegiados setoriais específicos: Artes Cênicas, Artes Visuais, Audiovisual, Música, Culturas Populares, Livro, Leitura e Literatura, Memória e Patrimônio.
Cada colegiado elegeu representantes para elaboração dos planos setoriais em segundo momento. Durante os espaços de discussões específicas e de relatoria, ocorreram diversas manifestações de descontentamento quanto ao tempo destinado aos debates, pois as pautas de discussão estão defasadas devido à herança de um governo omisso a manifestações culturais e populares. Entretanto, a Secretaria Estadual de Cultura - SEDAC - foi coerente e demonstra vontade política em realizar construções amplas e democráticas com a participação dos variados agentes que produzem, difundem e agitam a cultura.(confira o vídeo -->)




----



Marcelo Azevedo, Diretor de Cidadania Cultural, Coordenador Geral da conferência, sintetiza os trabalhos:(confira o vídeo -->)


O Coletivo Rali, na disposição em reportar e difundir as pautas do evento, contribuiu, também, nas discussões e sistematização dos Gt’s Audiovisual e Livro, Leitura e Literatura.









----






Saiba mais* sobre a Conferência Estadual "Cultura para o Rio Grande Crescer"

----
----
----
*Nos créditos de TV OVO
www.tvovo.org

Nenhum comentário: